Departamento de Geologia

​O Departamento de Geologia tem como missão fundamental fomentar o desenvolvimento das Ciências da Terra através do ensino e formação, da investigação e do apoio à comunidade.
No domínio do ensino e formação, o Departamento é responsável pela docência de diversas unidades curriculares e módulos, em cursos de 1º, 2º e 3º ciclos. No ensino avançado, destacam-se os 3º Ciclos em Ciências da Terra e da Vida, em Geologia e Quaternário, Materiais e Culturas (em parceria com o IPT). O Departamento de Geologia assegura regularmente, diversas Acções de Formação para professores. Esta vocação tem-se igualmente manifestado no apoio à comunidade escolar, através do Museu de Geologia, fomentando o ensino baseado na observação e experimentação. A componente de divulgação científica também tem sido valorizada pelo Departamento de Geologia através da participação activa em projectos de Ensino Experimental e programas da "Ciência Viva", como "Geologia no Verão" e "Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias" e da promoção de palestras nas Escolas da região.
No âmbito da investigação, todos os docentes do Departamento de Geologia estão integrados em Centros de Investigação, onde desenvolvem trabalhos em diferentes domínios do conhecimento científico, os quais se inter-relacionam tendo como tema unificador a Geologia. Os laboratórios do Departamento permitem desenvolver diversas actividades de apoio à investigação e ensino, bem como à comunidade exterior, nomeadamente lâminas delgadas e superfícies polidas; microscopia óptica; fragmentação e moagem; separações mineralógicas; etc.
O apoio à Comunidade, nomeadamente a Câmaras Municipais e outras entidades públicas e privadas, é feito através de assessorias, peritagens, desenvolvimento de projectos técnicos e técnico-científicos, nas áreas da Hidrogeologia, Geotecnia, Recursos Minerais, Cartografia (básica e temática), Geologia de Engenharia, Mecânica de Rochas, Prospecção Geofísica, Arqueologia, Ambiente e Geoturismo.
Links Relacionados